Fonte: AutoData – 11/08/2020.
São Paulo – Levantamento da Quist Investimentos identificou no setor automotivo o maior potencial de empresas, fornecedoras de peças e componentes, enfrentar processos de recuperação judicial e falências por causa dos efeitos da pandemia. Segundo estudo realizado pela empresa, especializada em reestruturação de dívidas e assessoramento de reorganização de empresas em dificuldades, o faturamento do setor em abril caiu 88,5%.
“A queda foi muito grande e o setor conta com um conjunto grande de médias empresas que terão dificuldades para fazer frente a seus compromissos até que a indústria retome o ritmo”, analisou o CEO, Douglas Duek. Segundo ele a Quist trabalha atualmente em 46 projetos de recuperação judicial, com dívidas que superam R$ 5 bilhões – e aí entram empresas de diversos setores.
O estudo da Quist analisou dez setores com base em dados do IBGE e em indicadores de entidades ligadas à indústria e ao setor de serviços. Além do automotivo a empresa vê risco no setor aéreo, têxtil, vestuário e calçados, turismo e de hospedagem e alimentação. A queda de faturamento das empresas destes setores também foi relevante.