Dívidas da companhia, que cultiva grãos em 35 mil hectares no Estado, somam R$ 311 milhões
Fonte: Valor Econômico – 02/07/2021.
A Justiça de Mato Grosso homologou o plano de recuperação judicial do Grupo Viana, que atua no agronegócio há 40 anos e cultiva grãos em 35 mil hectares no Estado. A empresa deve R$ 311 milhões a 870 credores. O plano aprovado na assembleia geral de credores prevê redução do passivo, dois anos de carência e 15 anos para a liquidação dos débitos.
Autorizado pela 2ª Vara Cível de Primavera do Leste (MT) em 2019, o pedido de recuperação judicial chegou a ser suspenso pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Em seu pedido de suspensão, o credor que fez a solicitação alegou que o grupo não preenchia requisitos básicos para ter o benefício de recuperação judicial, como inscrição na Junta Comercial há pelo menos dois anos.
O Grupo Viana é controlado pelo ex-deputado estadual Zeca Viana (PDT), sua esposa Ivanir Maria Gnoatto Viana e o filho Mateus Eduardo Gonçalves Viana. A empresa cultiva grãos em cinco propriedades localizadas em Primavera do Leste. Segundo nota, “a saúde financeira da empresa foi atingida pela crise financeira do país, agravada pela deficiência da administração pública, juros, tributos, desacordos comerciais, dentre outros fatores econômicos que desestruturaram a solidez das empresas”.