facebookPixelImage

Elmo supera crise e prepara expansão

16 jul, 2021 | Recuperação Judicial

Fonte: Diário do Comércio – 15/07/2021.

Depois de alguns anos de séria turbulência, que culminou em um processo de recuperação judicial agravado ainda mais pela crise imposta pela pandemia de Covid-19, a mineira Elmo Calçados, volta, enfim, a fazer planos, abrir lojas e se reestruturar para um futuro perene.

No auge de seus 83 anos, a varejista do ramo calçadista acaba de adotar um sistema que promete revolucionar não apenas processos e dados de frente de loja, mas a gestão dos 33 pontos de venda distribuídos pelos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Trata-se do Enterprise Resource Planning (ERP) da Data System, empresa de tecnologia da informação especializada no varejo de calçados e roupas. Segundo o presidente da Elmo Calçados, Rodrigo Ballesteros Falci, a adoção da ferramenta tem se mostrado relevante para a operação, permitindo o acesso a dados essenciais para a tomada de decisão em tempo real.

Ele conta que os gestores passaram a receber relatórios específicos para o varejo de moda, como as análises de compras, remarcação de produtos, transferência entre lojas, evolução de vendas com diversas variáveis, giro de produtos, entre outros.

“Com essas informações, conseguimos acompanhar nossas campanhas e alterar rotas rapidamente. Se aumentarmos a margem de lucro de um produto que apresenta alto giro, por exemplo, conseguimos enxergar os impactos dessa ação sob diversos ângulos, como financeiro, markup da loja”.

Além do ERP para os processos de frente de loja, a Elmo Calçados também está fazendo uso do aplicativo Painel de Vendas, que fornece para os gerentes a visualização das vendas. A ferramenta oferece autonomia e facilidade para acompanhar a operação e tomar decisões, como identificar os produtos parados que precisam de mudança na exposição ou outra ação para passar a vendê-los.

E por falar no momento atual, a empresa não passou alheia aos fechamentos de comércio, como medida preventiva à disseminação do coronavírus, pelas cidades onde possui operações. De acordo com o executivo, entre o ano passado e o atual foram fechadas sete lojas.

No entanto, a retomada do fluxo de vendas tem sido gradual e constante e novos pontos de vendas já estão sendo inaugurados. “Dessa vez, dentro de um pensar diferente do período pré-pandemia. Se antes tínhamos alguns pontos onerosos, agora estamos lançando PDVs pensados com observância no custo da operação”.

Até agora já foram abertas três lojas e já estão previstas inaugurações em Betim e Contagem (RMBH) e em Barbacena (Campo das Vertentes).

O comércio digital foi uma estratégia bastante utilizada durante o tempo em que as lojas físicas precisaram permanecer fechadas, mas que o resultado, apesar de satisfatório diante do cenário, foi muito abaixo do desempenho presencial no período pré-pandemia. Ele atribui às próprias características do setor, destacando que no caso de sapatos, a compra a distância acaba se tornando um complicador nos quesitos beleza e conforto.

Recuperação Judicial da Elmo Calçados

Sobre o processo de recuperação judicial, o presidente da Elmo Calçados afirmou que a Assembleia Geral de Credores foi realizada há alguns meses e o plano apresentado pela companhia foi aprovado.

Leia Mais:

Livros retornam; livrarias, não

Livros retornam; livrarias, não

Fonte: UOL - 19/10/2021. Quem analisa a situação das livrarias no Brasil pensa que o consumidor deixou de ler. Durante algum tempo, isso até foi verdade. À medida que, abatidas por crises, as gigantes Saraiva e Cultura fecharam dezenas de lojas, a venda de livros...

× Fale com o Presidente