Fonte: Jornal do Ônibus – 01/08/2021.
SANTA MARIA – A Planalto Transportes, tradicional empresa de ônibus que opera linhas intermunicipais no Rio Grande do Sul e também linhas interestaduais ligando o estado aos demais estados como São Paulo, ingressou no final do mês de julho, com um pedido de recuperação judicial. A medida foi tomada, após a empresa sofrer com as medidas de restrição de circulação de pessoas ocasionadas no Rio Grande do Sul em decorrência da pandemia da Covid-19, quando o volume de passageiros transportados caiu mais de 50%, causando sérios prejuízos.
A empresa de ônibus precisou ao longo dos últimos meses, reduzir o quadro de funcionários pela metade e chegou reduzir o salários dos diretores devido a queda expressiva de receita, com a baixa procura por passagens. Com o pedido de recuperação judicial, a direção da empresa espera pode ganhar prazo para seguir operando e com isso, conseguir pagar seus credores.
Atualmente, a frota da Planalto Transportes é composta de 250 ônibus, e nos últimos meses, a empresa segue disponibilizando de forma gradativa os horários de suas linhas intermunicipais e interestaduais. As viagens que saem de Porto Alegre, a ocupação liberada pelas autoridades é de 100% dos veículos. Para ônibus que saem do Centro do Estado, é de até 75% de ocupação.